Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR
🇺🇸 🇪🇸 🇫🇷 🇩🇪 🇮🇹

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Alunos secundaristas participam de oficina do Projeto de Extensão “Rum Conversa” do Curso de Jornalismo 


24 de Novembro de 2025



Com o objetivo de fortalecer a educação midiática, hoje, 24, o curso de Jornalismo da UnirG ampliou as ações do projeto de extensão “Rum, conversa!”. A iniciativa contou com a participação de  estudantes do Colégio Militar de Gurupi em uma oficina voltada à desinformação e ao combate às fake news.

Durante a atividade, os estudantes conheceram os laboratórios de áudio e vídeo da UnirG e vivenciaram, na prática, o funcionamento dos estúdios utilizados na formação dos futuros jornalistas.

Para a coordenadora do curso de Jornalismo, Drª Joyce Karoline Pontes, o projeto reforça um compromisso ético da comunicação nos dias atuais. “Ele nasceu com o propósito de democratizar o acesso ao conhecimento sobre mídia, e hoje vemos o quanto ele tem transformado percepções. Seja ao discutir fake news, produzir podcasts ou compreender a lógica das redes, os participantes desenvolvem autonomia e leitura crítica do mundo. Isso nos motiva a seguir expandindo as ações, como essa com os alunos do Colégio Militar”, explica a professora. 

O coordenador de estágio do curso, Me. Clifton Morais, ressalta o potencial formativo da vivência prática proporcionada pelo projeto. Para ele, as oficinas permitem que os acadêmicos vivenciem experiências reais de comunicação. “O projeto também prepara os alunos para os desafios contemporâneos da comunicação digital, marcada pela velocidade da informação e pelo risco constante de conteúdos enganosos. Receber os alunos aqui na UnirG torna-se algo bem satisfatório”, enfatiza Morais. 

Entre os estudantes que participaram da ação, o acadêmico de jornalismo João Paulo Gonçalo, que foi um dos ministrantes da oficina, destaca a transformação pessoal e profissional ao participar das ações. “Estar no projeto me fez entender que a educação midiática é necessária para todos nós. Quando conversamos com jovens e adultos sobre desinformação e produção de conteúdo, percebemos o impacto direto do nosso trabalho. É gratificante saber que estamos ajudando pessoas a se protegerem de conteúdos falsos e a se expressarem melhor na internet”, afirma o acadêmico.

A atual edição intensifica a integração entre academia e sociedade, levando estudantes do curso de Jornalismo da UnirG às escolas parceiras, recebendo grupos nas estruturas da universidade e estimulando a compreensão de conteúdos midiáticos em suas dimensões técnicas, sociais e cidadãs.

Um dos alunos do Colégio Militar de Gurupi, Ricardo Homério, descreve a experiência como reveladora. “Foi muito produtiva e ajudou a abrir nossos olhos para saber como nos preservarmos das fake news e de golpes que acontecem no cotidiano. Também aprendi quando uma notícia pode ser falsa e como verificar antes de compartilhar. Conhecer os estúdios do curso de jornalismo foi um diferencial”, conta entusiasmado.

Para a aluna Samárlly Milhomem, ações como estas são importantes pois colaboram para os jovens aprenderem a se prevenir de golpes e notícias falsas. “Foi uma experiência maravilhosa e ajudou a entender o que é deepfake, fake news e de como não cair em golpes nas redes sociais. Aprender como o jornalista trabalha também foi maravilhoso”, destaca.  

A professora do Colégio Militar, Elisângela Oliveira, destaca que ações como esta, despertaram o interesse dos jovens pela área da comunicação, tecnologia e pela responsabilidade no uso das redes sociais. “Essas parcerias contribuem para o conhecimento dos alunos e ajudam na hora de definir as profissões que eles podem exercer no futuro”, afirma*. 

Com a colaboração de Aldrin Pontes (acadêmico de Jornalismo da UnirG)

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais